
quinta-feira, 30 de setembro de 2010

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

terça-feira, 21 de setembro de 2010

HISTÓRICO SOBRE O DIA DA ÁRVORE
Em 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o dia da árvore. A data foi escolhida, por ser próxima ao início da primavera - a
estação em que as flores aparecem em maior quantidade.
Essenciais para a vida, as árvores não só embelezam o planeta, como mantêm a umidade do ar. Além disso, ajudam a diminuir a poluição, porque dissolvem o gás carbônico, durante a queima de combustível. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também as margens dos rios.
Através da madeira dos seus troncos ainda é possível colher matéria-prima para a fabricação de medicamentos. No Brasil, a árvore mais antiga é um jequitibá de 3.020 anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo. Sua copa possui 39 metros de diâmetro, onde vivem tucanos e macacos, entre outros animais.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
PENSAMENTOS DO MÊS
Não tenho caminho novo. O que tenho de novo é um jeito de caminhar.(Thiago Melo)
O melhor educador é aquele que conseguiu educar a sí mesmo (Sabedoria Oriental)
Um livro é como uma janela:quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem ( Kahlil Gibran)
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
quarta-feira, 1 de setembro de 2010

7 de Setembro - Dia da Independência do Brasil

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país.
Pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou :
"Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
O processo de independência.
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou :
" Independência ou Morte !".
Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
Pós Independência
Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou..
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
25 de Agosto dia do Soldado
O Dia 25 de Agosto é comemorado o dia do soldado
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Folclore Brasileiro Mitos e Lendas do Brasil: saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça. Festividades e comemorações, contos folclóricos do nordeste.

Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:
Boitatá

Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônia. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
BAIRRO SOL NASCENTE
BR – 040 KM – 24 RUA – 13 Parque Sol Nascente Tel:(061) 3620-0120
LUZIÂNIA-GO
O Bairro Sol Nascente, localizado na Br04 Km 24 – Luziânia - Go, surgiu em 1980. Hoje com 30 anos, está localizado entre os bairros Estrela Dalva IV e Cidade Esperança, com uma população de 4.000 pessoas, sendo estas 3.000 eleitores aproximadamente. Recebeu este nome por estar localizado em frente a um morro onde o sol nasce.
O único lazer da época era as festas realizadas no bar da Toinha conhecido como Barracão 87.
Em 1989, foi fundada a 1ª associação de moradores AMPISON tendo como presidente o Sr Francisco e tendo como responsável pelo social a Senhora Toinha.
Pode-se considerar um bairro diferenciado, pois seu crescimento vem sendo bem significativo.
Em 1980, o Sr José Batista Sobrinho e sua família, comprou uma antiga fábrica pequena que produzia farinha. Hoje com um trabalho espetacular, muita garra, disposição e muita união, transformou esta pequena fábrica numa grande e magnífica potência empresa que é a MINUANO.
Uma pista central, iluminação, linha de ônibus para o centro de Luziânia e demais cidades do entorno, 3 supermercados de portes médios, 2 serralherias, 1 marcenaria, 3 padarias, 1 farmácia, 1 pizzaria, 1 academia, 2 lojas de agropecuárias, 2 lojas de materiais de construção, 9 igrejas evangélicas, 1 igreja católica, 1 posto de saúde, 1 posto policial, 1 quadra esportiva, 1 colégio Estadual que atende do 6º ano ao 3º ano do 2º grau tendo em torno 850 alunos acima de 14 anos, 1 colégio municipal que atende do jardim II até 5º e atende em torno de 678 alunos a partir do 5 anos, 1 abrigo para tratamento de doenças psicológicas, 3 mercearias, 1 papelaria, vários salões de beleza, 3 escolinhas - creches, 3 lojas de variedades e muitos pontos de diversão.
sexta-feira, 30 de julho de 2010

